Reforma Biblioteca Amparo Maternal

O “projeto $517,70”, desenvolvido no Estúdio Experimental da FIAMFAAM, teve como objetivo realizar um projeto de reforma na biblioteca da casa de acolhimento  da Maternidade “Amparo Maternal”. O nome simbólico, se refere ao valor em Reais arrecadado entre os alunos da faculdade em 2015, a fim de apoiar as causas da instituição.

Durante o processo, os alunos e professores do Estúdio participaram das reuniões com os funcionários do Amparo. A biblioteca, embora adaptada, era bastante frequentada pelas moradoras temporárias da casa – mulheres carentes que lá dão à luz e não tem onde morar com seus bebês. Após conversas e medições, o processo projetual se desenvolveu através da troca de ideias e conhecimentos entre os integrantes, onde cada um contribuiu com suas habilidades e competências. Anteprojetos e maquetes eletrônicas foram realizados, até alcançar assertivamente as demandas reconhecidas no local.

Como a verba existente era pequena, foram trabalhados conceitos criativos de transformação e aproveitamento de materiais. Desta maneira, os alunos tiveram a chance de trabalhar com um orçamento real, pesquisando e comparando, buscando soluções inovadoras e sustentáveis. Também tiveram contato com um cliente real, respeitando prazos e diretrizes. A fase final do projeto contemplou a transformação total do ambiente, onde alunos calouros e gestores trabalharam para comprar itens, pintar paredes, reformar móveis e entregar à maior maternidade do Brasil um espaço que buscou transformar a situação de dezenas de mulheres carentes, por meio da leitura e do design.

Projeto Institucional, Projeto de Design de Interiores – 30m2 – 2016 – São Paulo – SP
Equipe “517,70”: orientadora Prof. Francine Trevisan, alunas Ana Carolina da Silva e
arq. Gabriela Azevedo de Souza, coordenadora do Estúdio Experimental Prof. Lilian
Machado.
Participação: Fotografia, Música, Moda e Design Gráfico FIAMFAAM (270 alunos)
Patrocinadores: Lukscolor, Janete Cortinas (Bruna Brubaker)
Agradecimentos: Jakeline Dominici e funcionários da manutenção e limpeza do Amparo,
aos alunos e professores  que trabalharam muito e também a todos os familiares e
amigos (doadores e apoiadores).

biblio_amparo_comp1biblio_amparo_comp2IMG-20160302-WA0019  IMG-20160302-WA0020IMG-20160323-WA0003  amparo-20IMG_1192IMG_1202IMG_1205IMG_1207IMG_1214  amparo-44  amparo-46
Belo vídeo sobre a ação preparado pela Lukscolor:

Anúncios

Os comentários estão desativados.