Reforma de imóvel com aproximadamente 65 anos de uso. Surgiu para abrigar a estrebaria (para abrigar cavalos da Guarda Municipal), e desde então teve usos múltiplos, desde escritórios até depósito de materiais.
Encontramos o prédio muito deteriorado, e a reconstrução foi praticamente total. A análise do entorno (terreno espremido entre a Guarda Municipal e uma creche) levou à escolha de uma arquitetura limpa e contemporânea, com cores neutras, sofisticada se compararmos com tipologias educacionais corriqueiras, para que não brigasse com a envoltória conurbada.
O conceito de distribuição valoriza o aluno, onde um pátio central coberto liga todas as salas. Neste local, iluminado zenitalmente, encontra-se uma cafeteria e acesso à praça posterior. O ponto de encontro, novos contatos, confraternização é este átrio central. Em torno dele encontram-se as 2 salas de aula convencionais, sala de informática, auditório, sanitários e área de serviço. A recepção é quase uma continuação do átrio. Dela pode-se observar a generosa arborização através da grande empena de vidro na fachada frontal, onde o jardim está inserido. A sala de administração está voltada para a fachada também, com um brise metálico protegendo-a do sol nascente e garantindo privacidade para o trabalho quando exigida concentração.
O conjunto é totalmente acessível. O empenho de todos os profissionais envolvidos (fiscal de contrato, mestre de obras, engenheira responsável e mão-de-obra) garantiu a qualidade do trabalho. As últimas imagens mostram um comparativo (antes e depois).
Colaboradores:
Alexandre Maranhão e equipe SEOBE (acompanhamento obra)
Eng. Clebson Ribeiro e equipe SEOBE (paisagismo)
Eng. Denise e equipe Construtora Casagrande (responsável pela obra)
Projeto Institucional – 530m2 – 2009