Território Jovem

  O conjunto deste projeto (ambiente físico e gestão) foi escolhido em 2010 como um  modelo para as cidades paulistas, pela Coordenadoria da Juventude do Estado e pela Fundação Prefeito Faria Lima (CEPAM). Este galpão público está situado no Jd. Ipiranga em Sorocaba, bairro carente com características de lotes pequenos e ocupações irregulares. Durante algum tempo fechado, o mesmo foi saqueado, sofreu vandalismo e cenário de muitas atividades ilegais. O interesse da Secretaria da Juventude da Prefeitura de Sorocaba, em oferecer cursos para os jovens do bairro, resultou em um projeto de reforma bem sucedido e identificado à linguagem do usuário.

   Em 2008, dois anos após a conclusão da obra, a  envoltória  foi cenário de um plano de reurbanização completo e assertivo, com pavimentação de avenidas e ciclovias, construção de terminal de transferência de ônibus, posto de serviços  “casa do cidadão” e uma extensa área de lazer. O projeto, embora simples, respeita e entende os axiomas do local de inserção, seus aspectos sociológicos, dialoga com as expectativas, diferindo da simples construção matemática.

  A pluraridade do uso exigiu um salão amplo, palco, camarins e coxias, cozinha, área de serviço e sanitário adaptado.  A compreensão da dinâmica local veio através do destaque do Grafitti na fachada. Este diálogo com os jovens,  afastou o vandalismo com a valorização de um ícone cultural da periferia.  As cores quentes também traduzem a inquietude e a alegria da adolescência.  O palco é flexível, possui uma porta de enrolar que permite apresentações para o jardim, ou para o interior do galpão. No local, mensalmente ocorrem atividades artesanais, físicas, linguísticas e preparatórias para a geração de renda.

Projeto e Obra de Reurbanização – 542m2 – 2006

     

  territorio_jovem_5   

territorio_jovem_6

Anúncios

Os comentários estão desativados.