Edifício Comercial + Apartamentos

   Um terreno de esquina com 10m x 30m. O desafio de acomodar um térreo comercial, e pequenos apartamentos para locação nos andares superiores. o estudo da legislação urbana revelou ser possível somente 3 pavimentos com a empena esquerda encostada ao vizinho.

    Teve início então o projeto, onde cada pavimento tipo possui 4 apartamentos de um dormitório, pois o local possui uma população flutuante de alunos de medicina. Para o térreo comercial, pensou-se em uma fachada em vidro, onde a cota do piso elevada do passeio 50cm, permite a visualização perfeita do produto que se quer expor.

    A inteligência do projeto com sua estrutura em malha, sem transições de pilares ou vigas permite uma economia considerável na estrutura, onde os eixos de paredes coincidem ao máximo. Pretende-se utilizar em muitas paredes o fechamento em solo cimento, tijolo ecológico que não necessita ser queimado ao forno e possui excelente acabamento de superfície. Esta outra qualidade permite a economia no processo de emboço, reboco, massa acrílica e pintura final, pois o material fica aparente com uma camada de impermeabilizante.

   O estilo despojado do conjunto será complementado com pisos nas áreas comuns em laje nível zero, e algumas tubulações aparentes. Tudo isto sem ultrapassar os 750m2, pois acima desta metragem teriam que ser instalados hidrantes. Isto acarreta mais reservatório de água na cobertura, mais carga na estrutura, mais gastos com equipamentos, o que conseguimos evitar, restritamente dentro da legislação.

Projeto comercial e Residencial multifamiliar – 742 m2 – 2009

Anúncios

Os comentários estão desativados.