Fábrica Piracicaba

   A forma obedece a função. O projeto consiste em 2 edificações: um galpão em estrutura pré-moldada de concreto, e um anexo de escritórios construído em blocos estruturais. O partido arquitetônico visa utilizar com bom senso a funcionalidade exigida em edificações fabris, porém sem esquecer da composição dos volumes, trabalhando o anexo dos escritórios com formas geométricas puras e cores claras.

   A área de recepção é servida também em grande parte pela ponte rolante, a fim de movimentar equipamentos de teste e exposição. A caixa dágua tipo taça foi implantada atrás do volume dos escritórios, a fim de esconder este equipamento, mas também para gerar economia nas instalações hidráulicas, pois a caixa fica próxima aos principais ambientes molhados.

   A insolação ocorre da maneira correta: as aberturas dos escritórios predominam para a face norte (pouco sol ao verão e boa insolação no inverno), as aberturas das áreas molhadas para Oeste e Leste (insolação abundante em todas as estações). As janelas maiores do galpão são orientadas a Sul, onde nunca recebem insolação, e as menores à Norte, onde receberão sol das 10h às 13hs no inverno. A planta permite uma linha de produção contínua, com início em uma ponta do galpão (doca) e final no outro extremo. O projeto foi posicionado para permitir futuras ampliações. A obra civil é da FP Engenharia.

Projeto Industrial – 1.415m2 – 2007

Anúncios

Os comentários estão desativados.