Áreas de Lazer – Sorocaba

  O crescimento urbano, planejado ou não, apresenta entraves constantes aos urbanistas e aos profissionais que trabalham na manutenção de uma cidade. Quanto maior o número de habitantes, maior o desafio de atender à todos os gostos, necessidades, anseios de uma sociedade democrática.

   A sociedade brasileira ainda caminha para uma evolução na maneira de tratar o espaço público. Se não for estimulada, a cidadania vigente pode ser a de que o espaço público não é de ninguém, enquanto que a  corrente construtivista é cuidar do que é de todos.

  Sorocaba faz parte do programa “cidade educadora”,  que procura despertar nas pessoas um conceito de cidadania ativa. Estas ações são implantadas nas áreas de saúde, educação e empreendedorismo. Acreditando na resposta positiva da população, o número de parques existentes na cidade foi dobrado após os anos 2000.

  Os parques sorocabanos destinados ao lazer não possuem muros ou alambrados.  Possuem generosas pistas de caminhada, ciclovias, pistas de skate, playground, quadras poliesportivas, campos de futebol, paisagismo contemplativo e de manejo. A reurbanização de áreas verdes só traz aspectos positivos aos bairros, resgata a cidadania dos munícipes, que se envolvem com o local e garantem a vivacidade do mesmo. O estado de conservação das áreas verdes de uma cidade tem relação intrínseca com a qualidade de vida da sua gente, com a eficiência da administração pública, com as leis orgânicas adequadas.

  A missão da arquiteta no planejamento e na gestão destas obras, a grande maioria no seu histórico profissional, foi a de manter o compromisso com a vida social existente, consciência da complexidade da metrópole (geográfica, social, cultural, financeira), uma vez que o objeto de intervenção é um tecido vivo. Também a de gerenciar com cautela os recursos disponíveis para cada caso, sem esquecer que a cidade é um todo e as prioridades devem ser respeitadas. As imagens mostram áreas de lazer projetadas nos Bairros: Central Parque, Ipiranga e Cajuru, além da praça na Av. Barão de Tatuí.

Projetos Institucionais – Diversos – 2005 a 2010

  

   

   

Anúncios

Os comentários estão desativados.