Parque dos Espanhóis

   Sorocaba concentra hoje a maior colônia de descendentes de espanhóis do país. As influências da Paellas, castanholas, gírias e costumes percebem-se no cotidiano. Em especial nos bairros Vila Hortência e Jardim Barcelona, onde situa-se um espaço de 47 mil metros quadrados, o antigo Centro Social Urbano, totalmente reurbanizado, batizado como Parque dos Espanhóis.

    A equipe da Secretaria de Obras realizou o projeto e a direção das obras. A arquiteta elaborou o portal de entrada, com arcos ogivais em tijolo cru, referência à arquitetura mudejar ibérica, resultado da convivência das culturas muçulmana, judia e cristã. O ornamento metálico remete ao gênio catalão Gaudí e às rosáceas de vitrais nas imponentes catedrais espanholas. Elaborou também o desenho dos gradis do parque, e na pequena ponte os portais. Buscou utilizar os tons de preto (ferragens) , amarelo (piso) e vermelho (tijolos , paredes e piso), pois as bandeiras de Sorocaba e da Espanha são semelhantes e possuem estas mesmas cores.

   O parque também ganhou o maior palco ao ar livre do município, novo paisagismo, pista de skate e de caminhada, quadra poliesportiva, campo de futebol,  playground, centro comunitário e posto policial. O espaço é completamente fluido, sem muros, integrando-se ao contexto urbano, com seus lagos e riachos. Transformou-se em um novo cartão postal da cidade.

Projeto e Obra de Reurbanização – 47.153,00 m2 – 2008
Trabalho de toda a equipe SEOBE

dedico este projeto à minha bisavó La abuela” Joana Tudella

Crédito das imagens: Prefeitura Municipal de Sorocaba

Anúncios

Os comentários estão desativados.